O design de interiores e a cultura da moda

Todo designer de interiores deseja se manter antenado com as  tendências da moda. Mas você já se perguntou de onde surgem tais tendências?  Cores, formas, tecidos, objetos, móveis e revestimentos, quem são os seus criadores, como e porque as coisas viram  moda?  

Fundada na Itália, em 1961, a Feira de Milão passou a ser referência mundial da indústria moveleira e desde de 1991 o evento acontece em todos os anos, geralmente no mês de abril e reúne expositores de todo o mundo trazendo novidades não só em móveis, mas em todos os setores de decoração e tecnologia. A partir desses eventos encontramos diversos produtos inspirados em Milão, no mundo inteiro e no Brasil não seria diferente. Sem dúvidas apreciamos os seus efeitos que  podemos conferir  na Casa Cor, uns dos maiores eventos de decoração regional do Brasil, distribuídos em 22 dias, ao longo dos meses,  em  várias cidades e até na Bolívia e no Peru. Na exposição encontramos  diversos artigos e estilos inspirados na feira internacional , no entanto não sabemos a sua verdadeira origem.  

Embora o resultado destes eventos seja bastante positivo, podemos pensar que tem um lado negativo que a  globalização ou a aculturação, ou seja a adaptação de grupos a outras culturas as quais não reconhecemos, a linguagem estética se resume a um estilo padronizados e pouco multicêntrico, ao contrário, é  o etnocêntrico, termo bastante difundido na  sociedade acadêmica, mas pouco disseminada no meio do design, e  daí surge a  grande questão  que não podemos desprezar.  Quem perde com isso? 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Todos os direitos reservados.